sábado, 13 de novembro de 2010

Dia Mundial do Diabetes


     A cidade de Campinas fará no domingo, 14, uma campanha de prevenção e conscientização contra o diabetes. O evento será parte do Dia Mundial do Diabetes, celebrado no mundo todo com uma série de campanhas e iniciativas simultâneas. O posto de atendimento funcionará no portão 01 da lagoa.

A campanha em Campinas será no Lago do Taquaral, às 08h00, coordenada pelo professor Walter José Minicucci, professor de endocrinologia do Departamento de Clínica Médica da FCM - Faculdade de Ciências Médidas - da Unicamp. Haverá corrida, caminhada, bancada educativa com distribuição de material e orientação, medição de pressão arterial, cálculo de IMC e glicemia capilar. O objetivo é alertar a população sobre os males que o diabetes pode causar à saúde e as formas de prevenção ou, no caso das pessoas que já convivem com a doença,  as formas de conviver com ela sem maiores danos.

Desde o último dia 08, vários lugares ao redor do mundo estão iluminados por luz azul. É uma ação comum de vários locais ao redor do planeta que participam de campanhas contra o diabetes. Em Campinas, estão iluminadas as duas entradas principais da Unicamp, o prédio da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o Paço Municipal e a Torre do Castelo.

No Brasil as iniciativas contra a doença são apoiadas pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes (Fenad) e Associação de Diabetes Juvenil (ADJ).

Nenhum comentário: