quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A Caravela no estaleiro

A réplica da caravela Anunciação foi recentemente retirada da água para ser reformada; a história deste barco é muito curiosa: ele foi construído em abril de 1972 por engenheiros navais que utilizaram medidas fornecidas por museus de Portugal; tem 29 m de comprimento e 11 m de altura em seu ponto mais alto; pesa aproximadamente 75 toneladas e possuia três velas, a maior delas com 26 m de altura e área de 130 m2, ostentando o simbolo da Ordem de Cristo.
Inaugurada juntamente com o parque, em novembro de 1972, ficava ancorada no centro da lagoa e o público tinha acesso a ela atravéz de um barco a remos; em seu interior funcionava um museu naval.
A caravela tornou-se imediatamente a principal atração do parque, e passou a ser um dos símbolos mais conhecidos da cidade de Campinas, um de nosso principais cartões postais; foi utilizada em cenas de diversos programas de TV, como o Sitio do Picapau Amarelo, da Rede Globo.
Mais tarde ela foi atracada numa das margens da lagoa e as velas foram retiradas, devido a diversos acidentes ocorridos em ventanias; a falta de manutenção deixou a caravela em estado precário e as infilrações de água produziram vários afundamentos parciais. Em 1990 ela foi içada pela primeira vez e passou por uma reforma completa. Reinaugurada em outubro de 1992, voltou a ser uma das atrações mais visitadas.
A falta de manutenção do casco, por falta de um dique seco, voltou a comprometer o estado da caravela, aliada a uma infestação por cupins; os adernamentos voltaram a ocorrer e ela teve que ser novamente retirada da água.

Nenhum comentário: